Disqus Shortname

Penny Dreadful | O Verbis Diablo é a língua do diabo?



Todos que assistiram a 2ª temporada da série Penny Dreadful já ouviram o Verbis Diablo, o idioma utilizado pelas nightcomers e pela personagem Vanessa Ives em muitos episódios, especialmente em momentos em que encantamentos e feitiços foram lançados. De acordo com a série, o Verbis Diablo seria uma corrupção da fala angelical, a que Adão falava no Paraíso antes da serpente fazer sua aparição.

Como assim?
 
De acordo com a história contada na série, Lúcifer, após a sua queda, tomou conhecimento do idioma que Deus utilizava para comunicar-se com os anjos e com Adão e então resolveu criar seu próprio idioma que era o contrário da língua falada pelas criaturas divinas. Adão, após dar ouvidos à serpente e ser expulso do Paraíso, pareceu esquecer-se do idioma que utilizava no Éden e sendo assim, quando Deus se dirigia a ele, não conseguia mais compreender as Suas palavras. Segundo a lenda, ele não compreendia mais o idioma divino porque seus ouvidos, sua mente e seu coração haviam sido corrompidos pela língua de Lúcifer.

Ainda de acordo com a lenda, quem utilizar esta língua morta e de conhecimento extremamente restrito, estará dando licença para que o mal entre e se espalhe por cada fibra do seu coração de forma rápida e certeira até que o falante não seja nada mais do que uma marionete com ações baseadas em sentimentos e pensamentos controlados pelo próprio anjo caído.

Mas, de verdade, como foi que surgiu o Verbis Diablo? É realmente a língua de Lúcifer?

O Verbis Diablo, originalmente Verbis Diabolo, é uma língua artificial criada especialmente para a série pelo linguista e escritor David J. Peterson, o mesmo criador das línguas Valirianas e da língua Dothraki de "Game of Thrones". Segundo ele, as palavras e a gramática que compõe o Verbis Diablo são derivadas do Árabe, do Acádio, do Egípcio médio e do Latim, entre outros idiomas.

A ideia do autor era criar uma linguagem distorcida em sua forma, arrancada de diversos idiomas que existem ou já existiram neste planeta, que soasse terrível, impossível de aprender sem que a pessoa – ou criatura – tivesse sido tocada pelo mal.

Para conseguir este efeito, muitas palavras destes vários idiomas foram selecionadas e foneticamente invertidas para produzir um equivalente no Verbis Diablo, enquanto algumas outras são fusões de duas ou mais palavras de idiomas aleatórios, que juntos criam significados inversos ou completamente diferentes das palavras originais.

Parece difícil, não? A curiosidade bateu a minha porta quando eu ouvi aquelas palavras que eu não conseguia assimilar a um idioma específico e após alguma pesquisa e um bocado de trabalho, consegui compilar alguns trechos de falas de Vanessa Ives e das nightcomers, assim como suas respectivas traduções para o nosso idioma. Ainda não tive tempo de verificar se todos os trechos que tenho batem com o que é ouvido em cada cena ou episódio. Mas, o seguinte trecho foi conferido e realmente consta no primeiro episódio da segunda temporada de Penny Dreadful.
Itsi sist. Eksleebire. Ye non hun wesrat horri. Emi non khur uu reshtoeth muirepmi terprai Yesun Khriiston.
Significado: Pare! Vá embora! Você não tem poder sobre mim. Eu não sirvo a nenhum deus além de Jesus Cristo. Finalidade: Banimento.

Parece verídico, não é mesmo?

Mas, não. O Verbis Diabolo (que numa tradução literal significa “com o diabo”) ou Verbis Diablo não é nenhum tipo de linguagem secreta usada no mundo real para lançar feitiços ou afastar demônios ou servos do diabo.

Infelizmente...
Ou não.
Salvar

Salvar