Disqus Shortname

Jogos Sinistros: Hitori Kakurenbo (Esconde-Esconde Solitário)

Hoje eu me peguei pensando em uma lenda que ouvi há alguns anos sobre uma brincadeira de origem japonesa que consistia em brincar de esconde-esconde com um boneco possuído. Bom, mais ou menos isso. E então, pesquisando as origens e relatos, eu descobri o nome do jogo: Hitori Kakurenbo.

Entre tantas histórias, lendas e brincadeiras de origem oriental, temos este jogo chamado Hitori Kakurenbo que deixa a Baleia Azul no chinelo. É um tipo de brincadeira solitária, como o próprio nome já diz, provavelmente descoberta por alguém que não tinha com quem brincar.

Não que amigos invisíveis não sejam boas companhias. Mas, não me parece uma boa ideia ancorar um dos seus amigos invisíveis dentro de um boneco de pano ou bichinho de pelúcia, nem que seja apenas para matar o tédio.

Certo. Você é do tipo que gosta de desafios ou que gosta de provar que tudo não passa de uma lenda boba. Tudo bem, eu vou ensinar você a jogar Hitori Kakurenbo. É importante que você siga todas as instruções para não se dar mal.

Você vai precisar de:
  • Uma boneca de pano ou um bichinho de pelúcia que tenha cabeça, braços e pernas.
  • Arroz branco
  • Pedaços de suas unhas ou alguns fios do seu cabelo
  • Uma faca com ponta e que esteja afiada (pode ser uma tesoura também)
  • Uma agulha com um longo pedaço de linha vermelha
  • Um copo com água com sal (bastante sal) ou com saquê japonês.
  • Uma pia ou banheira cheia de água
  • Estar sozinho em casa
  • Coragem

Como jogar

Primeiro você vai precisar dar um nome ao seu "bichinho". Digamos que você tenha escolhido um ursinho de pelúcia e resolva chamá-lo de Hitori Kakurenbo em homenagem ao nome do jogo. Então, o próximo passo é matar o ursinho. Hahaha! Eu estou brincando! Você vai apenas abrir a barriga dele e tirar todo o seu enchimento, todo algodão ou o que esteja enchendo o seu corpinho fofo.

Atenção: Se você encontrar um punhal, adaga, saquinho com ervas estranhas ou algo parecido dentro do seu Hitori Kakurenbo, eu sugiro que escolha outro boneco ou bichinho e repita todo o processo até aqui. 😆😛

Bichinho/boneco aberto e vazio, é hora de enchê-lo com arroz branco (ou japonês) e aqueles pedaços de unhas ou fios de seus cabelos. Em seguida, costure o pobrezinho com aquela agulha com a linha vermelha. É importante que mesmo que sobre linha após a costura, você não a corte. Apenas enrole a linha em volta do bichinho até não sobrar nenhum pedaço solto.


Tudo certo até aqui, exceto pelo fato de você ter destruído um bichinho de pelúcia/boneco de pano.

Pois bem. Quando o seu relógio marcar 3h da manhã, você deve levar o seu Hitori Kakurenbo até o banheiro (ou onde tenha preparado a pia ou banheira com água) e segurando ele com as duas mãos deve dizer três vezes a seguinte frase: "Neste jogo, serei eu, (diga seu nome), quem vai te procurar". É importante que você diga isso três vezes, senão o jogo não funciona. Assim que terminar, deixe o bichinho/boneco cair dentro da pia ou banheira cheia de água. Não fique olhando muito, saia do banheiro e conte até 10, como numa brincadeira normal e sadia de esconde-esconde.

Durante esse tempo em que você está fazendo a contagem, deve apagar todas as luzes da sua casa e desligar todos os aparelhos eletrônicos. Exceto pela televisão que pode ficar ligada em um daqueles canais sem sintonia, sabe? Aquele com "chuvisco" na tela.


Está ficando divertido, não é mesmo?

Então, você sabe, depois que contar até 10, você deve procurar o seu bichinho/boneco que deixou na água. Volte para o lugar onde o deixou e se ele estiver lá, pegue aquela faca pontiaguda e o esfaqueie, enquanto diz: "Eu te encontrei, (nome do seu bichinho). Eu ganhei!".

Agora preste muita atenção!

Assim que você disser estas palavras, deve sair correndo do local, deixando o Hitori Kakurenbo lá, com a faca cravada em seu corpinho de arroz ou ao menos próxima a ele. Pode deixar ele na água ou no chão, tanto faz. O importante é que você saia de perto dele o quanto antes para dar continuidade ao jogo. Em silêncio, sem fazer nenhum barulho, esconda-se. É importante que você tenha o copo de água com sal ou saquê ao alcance da sua mão enquanto estiver escondido.

Mas o que pode acontecer? É só um bichinho de pelúcia/boneco destruído!

Bom, isso varia de pessoa para pessoa. Alguns dizem ouvir passos quando não há mais ninguém em casa e barulhos de móveis sendo arrastados, outras dizem sentir cheiros horríveis ou mudanças bruscas de temperatura (mesmo não morando na cidade de São Paulo!). Há quem diga que conseguem ouvir a televisão ser desligada ou, ao contrário, o volume ser aumentado. Também há relatos em que os cachorros parecem ficar enlouquecidos, latindo ou chorando como se estivessem vendo o diabo em pessoa. Seja o que for que aconteça, o que ouça, tente não sair do seu esconderijo, pelo menos por uma ou duas horas. Quando achar que já deu, pegue o copo que está ao seu alcance e coloque a água/saquê em sua boca, mas NÃO ENGULA!

Volte para onde deixou o seu bichinho/boneco destruído. Pode ser que ele não esteja mais lá, então você terá que o procurar e seria interessante se você o encontrasse antes dele te encontrar (caso ele te encontre antes e te pegue desprevenido, ele vai te esfaquear assim como você fez com ele). Quando você o encontrar, cuspa o líquido que está em sua boca sobre ele e diga três vezes "Eu ganhei! O jogo acabou!".

Isso deve acabar de vez com a brincadeira. Por precaução, eu sugiro que você queime o bichinho que usou para o jogo. Mesmo assim, pode ser que por algum tempo você se sinta vigiado. Algumas pessoas disseram que chegaram a sofrer pequenos acidentes e a ficarem doentes depois de terem brincado com esse jogo.

E então? Vamos brincar? Sim! Eu te desafio a brincar de Hitori Kakurenbo e a me contar como foi.

Isto é, se você sobreviver.