Disqus Shortname

O Homem Pássaro de Pripyat x Mothman

Homem Pássaro de Pripyat, esse foi o nome dado à criatura que foi vista sobrevoando Chernobyl e a própria cidade de Pripyat, poucos dias antes do maior acidente nuclear da história. 


De acordo com diversos relatos de moradores e trabalhadores da usina, a estranha criatura alada foi vista sobrevoando a cidade e a própria usina na semana anterior ao gravíssimo acidente. É curioso que nesses relatos consta que após terem avistado a criatura, essas pessoas começaram a ter pesadelos horríveis ou a receber telefonemas esquisitos que pararam na noite do acidente.

Estranho, não? De acordo com os relatos, a criatura tinha por volta de uns cinco metros de altura, asas muito grandes e olhos vermelhos brilhantes. Neste caso, a criatura foi sempre vista a distância, então os moradores não saberiam dizer se ela parecia ser de carne e osso, ou de algum outro "material".

Como se não fosse o suficientemente esquisito, alguns dos primeiros bombeiros que chegaram e entraram na zona do desastre, também relataram terem visto um ser alado em meio a fumaça preta. Não se sabe se foram atormentados por pesadelos ou telefonemas misteriosos, porque a maioria desses bombeiros morreram poucos dias ou semanas depois no hospital de Pripyat, devido à exposição à fumaça tóxica e aos altos níveis de radiação.

Mas, de fato, após o acidente em Chernobyl, o Homem Pássaro de Pripyat nunca mais foi visto, ao menos não naquela região. Alucinação coletiva? Ou seria mais uma aparição daquele outro criptido/criptóide famoso, que virou até personagem principal de filme hollywoodiano?

Espere! Como assim?
Acontece, meu leitor, que esta não foi a primeira vez que a criatura foi vista.

O Mothman

Cena de "Mothman Prophecies", filme que no Brasil recebeu o título de "A Última Profecia"
A descrição do Homem Pássaro de Pripyat bate perfeitamente com a descrição do famoso Mothman, que também é conhecido como Homem Traça ou Homem Mariposa. E de acordo com alguns pesquisadores de criaturas criptidas, o Homem Mariposa ou Mothman, tem sido avistado há séculos, normalmente algum tempo antes de uma catástrofe, o que só aumenta a aura mítica da criatura.

Nos tempos modernos, as aparições mais famosas do Mothman aconteceram durante o período que sucedeu a queda da ponte pênsil Silver Bridge que ficava sobre o rio Ohio. Neste caso, o primeiro relato ocorreu em 12 de dezembro de 1966 e partiu de um grupo de cinco trabalhadores de um cemitério na cidade de Clendenin, Virgínia Ocidental, que alegaram ter visto uma criatura “parecida com um homem” dar um rasante por sobre suas cabeças e árvores próximas ao cemitério.

Três dias depois outro relato apareceu nos jornais Point Pleasant Register The Athens Messenger. Os artigos contavam a história de dois casais: Roger e Linda Scarberry e Steve e Mary Malette, que alegavam que uma criatura com olhos vermelhos brilhantes e parecida com um homem com grandes asas havia seguido o carro onde se encontravam, em um voo baixo, numa área conhecida localmente como Área TNT, em Point Pleasant, também na Virgínia Ocidental.

Todos os que avistaram a criatura, também passaram a sofrer com pesadelos horríveis até o final do ano seguinte, quando a Silver Bridge desabou em pleno horário de pico, matando 46 pessoas.

Anos depois, Linda Scarberry e seu marido foram entrevistados pela Ohio UFO Investigators League e afirmaram terem visto o Mothman mais uma dezena de vezes após aquela noite na Área TNT, mas que resolveram se calar para não serem ainda mais ridicularizados, ainda que outras pessoas também tivessem relatado ter visto a mesma criatura.

É, eu acho que muitos, no lugar deles, fariam o mesmo, não é? Sabe-se que após o colapso da ponte, o Mothman nunca mais foi visto na Virgínia Oriental.

Mas, você deve estar pensando: Uau! Isso foi há muitos anos! O acidente da ponte Silver Bridge aconteceu há mais de 50 anos e o reator nº4 da Usina Nuclear de Chernobyl explodiu há mais de 30 anos. Seja lá o que for esse Mothman ou Homem Pássaro de Pripyat, já deve ter deixado de existir ou voltado para o lugar de onde veio.

Bom, eu não teria tanta certeza. Um famoso criptozoologista americano declarou recentemente a um jornal americano que o Mothman continua sendo visto em diversos lugares do mundo (mas vale ressaltar que não é simultaneamente), ainda nos dias de hoje. Infelizmente ou felizmente, é sim relacionado a algumas tragédias, como se fosse um mensageiro que muitas vezes tentou afugentar as pessoas desses lugares de risco.

Sobre a sua natureza, o mistério permanece. O que seria o Homem Pássaro de Pripyat ou o Mothman de Point Pleasant? Um ser sobrenatural? Uma criatura de outro planeta? Ou apenas fruto de alucinações? Aguardo por suas opiniões em nossa page lá no facebook.