Disqus Shortname

Universo Invocação do Mal | Linha do tempo completa

Em junho passado, a New Line Cinema confirmou que teremos a volta dos Warrens em Invocação do Mal 3. Mais recentemente, o produtor Peter Safran revelou que o terceiro longa já está em produção e que deve chegar aos cinemas em 2020. Isso porque em 2019 teremos Annabelle 3, que deve começar a ser filmado agora em outubro para chegar aos cinemas lá para junho do ano que vem. Lembrando que o spin-off com o Homem-Torto também está em produção.

É um universo que está se expandindo a todo vapor, com recordes de bilheteria das franquias sendo quebrados a cada nova estreia.

Mas, cá para nós, está ficando uma bagunça maravilhosa, não?

Por isso, eu achei legal montar e publicar aqui essa espécie de linha do tempo dos eventos que envolvem os atuais personagens centrais desse universo, até mesmo como ajuda para quem queira assistir todos os filmes levando em consideração a sequência dos eventos e não da estreia dos filmes. Então, vamos lá.

A Freira (2018)


O filme se passa na maior parte do tempo em 1952 e conta a história de uma jovem freira que é enviada ao Convento de Cârța, lá na Romênia, para investigar o suposto suicídio de uma outra freira e acaba descobrindo uma freira demoníaca (Valak) que assombra o convento desde a idade média.

(Cuidado! Spoilers à vista!)

Annabelle 2: A Criação do Mal (2017)

Essa prequel de Annabelle começa em 1942, logo após Bee (Samara Lee), a filhinha dos Mullins, morrer atropelada. Cegos pela dor da perda, o casal é enganado por um demônio que passa a fazer moradia dentro de uma das bonecas da menina. Boneca que, por sinal, foi criada pelo próprio pai da Bee, Sr. Samuel Mullins (Anthony LaPaglia) e que vendia horrores na época.

Após algum tempo, a boneca possuída começa a apresentar um comportamento violento e então, eles resolvem trancá-la no quarto que havia sido de sua filha. O tempo passa e em 1955, eles abrem a casa para um grupo de meninas órfãs e sua cuidadora, a Irmã Charlotte (Stephanie Sigman).


Por sinal, a irmã Charlotte passou algum tempo no convento de Cârța, o mesmo de A Freira. Sabemos disso porque em determinado momento do filme, uma foto surge e ela explica quem são as quatro pessoas na foto. Porém, há uma quinta pessoa na foto, meio que escondida nas sombras, que Charlotte diz não saber de quem se trata. Mas nós já sabemos que é Valak. 

Então a órfã Janice (Talitha Bateman), desobedece a ordem do Sr. Mullins e entra no quarto proibido, acabando por libertar Annabelle. Daí para a frente, é só terror e spoilers que eu não quero dar. Mas posso contar que Janice, agora atendendo pelo nome Annabelle, acaba sendo adotada por Pete (Brian Howe) e Sharon Higgins (Kerry O'Malley) e as coisas não acabam bem para eles.

Annabelle (2014) 

Já o filme Annabelle se passa em 1967, um bom tempo depois dos acontecimentos com os Mullins. No prólogo, vemos a enfermeira Debbie (Morgana Bridgers), contando aos Warrens que ganhou a boneca de sua mãe.

John Form (Ward Horton) presenteia sua esposa Mia (Annabelle Wallis) com uma boneca Annabelle, a que faltava para sua coleção. É uma boneca novinha em folha. Pouco tempo depois, seus vizinhos Pete e Sharon Higgins, são violentamente assassinados e quase que eles também.


Janice/Annabelle Higgins, antes de ser pega pela polícia, se mata e o demônio (que desde 1955 habitava o seu corpo) é transferido para a nova boneca Annabelle, que depois de muito causar, vai parar em um antiquário e acaba sendo comprada pela mãe de Debbie. 

Invocação do Mal (2013)

O ano é 1968 e Debbie aparece novamente prólogo do primeiro filme desse universo, contando aos Warrens sobre a boneca Annabelle e como ela se “comportava” estranhamente. É então que os Warrens pegam a boneca e a levam para o seu museu do oculto em Connecticut, para mantê-la longe das ruas.

Três anos após recolher a Annabelle, os Warrens são abordados por Carolyne Perron (Lili Taylor) que insiste para que eles investiguem o que está acontecendo na casa para a qual ela e sua família tinham se mudado há pouco. 

Após resolverem este caso, eles acabam indo investigar outro, que dá se a entender que foi o que deu origem a franquia Amityville.



Invocação do Mal 2 (2016)

E finalmente, o último da cronologia. 

O caso abordado em Invocação do Mal 2 aconteceu em 1977 e foi, também, um dos casos mais famosos e controversos em que os Warrens trabalharam. 

É nesse filme que a freira Valak aparece pela primeira vez para o público, ainda que já tivesse aparecido anteriormente para Lorraine Warren (Vera Farmiga) durante um exorcismo do qual participou ativamente (e que não foi filmado na integra, não ainda). Acontece que além de ser uma entidade demoníaca, a freira mostra a Lorraine como seu marido Ed vai morrer.  

Quando eles estão resolvendo dar um tempo nas atuações em campo, são chamados pela igreja para investigar um caso em Enfield, Inglaterra. O caso de Peggy Hodgson (Frances O'Connor) e seus quatro filhos que, aparentemente, estão sendo atormentadas pelo espírito de Bill Wilkins (Bob Adrian), ex-morador da casa onde moravam já há um bom tempo.

Os eventos sinistros começam a acontecer depois que as filhas tentam se contatar com algum espírito através de um tabuleiro ouija, para saber se o pai retornaria para casa. 
Após algum tempo, muitas entrevistas e investigações, os Warrens acabam descobrindo que na verdade é a freira Valak que estava usando o espírito do pobre homem para infernizar a vida dos Hodgson e atrair Ed Warren (Patrick Wilson) para a morte que ela havia revelado anteriormente à Lorraine.


É nesse filme também que o Homem-Torto (Javier Botet) aparece pela primeira vez, numa das mais fantásticas cenas de metamorfose que eu já vi no cinema da última década. 

Após resolverem o caso, os Warren voltam para os EUA e levam o zootropo que pertencia a um garotinho que havia sido assassinado no porão da casa das Hodgson. O zootropo é colocado no museu do oculto dos Warrens, junto com uma porção de outros itens coletados em outros casos, inclusive a boneca Annabelle.

E, de acordo com as últimas notícias do universo de Invocação do Mal, esses outros objetos que foram sendo coletados pelos Warrens, serão um ponto alto da trama que vai se desenrolar em Annabelle 3. Inclusive, já se sabe que Annabelle 3 entrará na linha do tempo em algum lugar entre 1968 e 1971.