Disqus Shortname

Quem ou o que foi o Spring-Heeled Jack?

Spring-heeled Jack. Quem foi essa figura da Era Vitoriana que inspirou a criação das primeiras histórias com vilões e super-heróis cheios de superpoderes?

Os primeiros relatos de aparições do Spring-heeled Jack (em tradução literal, algo como Jack Salto de Mola) datam de 1837 quando alguns moradores de Londres começaram a reportar à polícia ataques do que parecia ser uma criatura sobrenatural, decididamente não-humana, pálida, capaz de dar pulos absurdamente altos.

Após alguns meses já existiam tantos relatos que as autoridades só podiam que acreditar que deveria ser um grupo de amigos abastados e entediados pregando peças em pessoas de classe social inferior. No entanto, essa declaração não impediu que os ataques parassem de acontecer.


Os casos Alsop e Scales

Era noite quando a campainha da casa dos Alsop tocou. A jovem Jane Alsop, um pouco receosa, aproximou-se da porta e ouviu um homem gritando que haviam capturado o Spring-Heeled Jack e que precisavam de ajuda com iluminação.

Acreditando nas palavras do homem, ela providenciou uma lamparina e quando foi entrega-la, viu que ele vestia um manto. Assim que ela entregou a lamparina, o homem tirou o seu manto e revelou uma aparência “horrível e medonha”, com chamas brancas e azuis saindo de sua boca e olhos vermelhos como bolas de fogo. Ela pode sentir o calor da chama que foi assoprada contra o seu rosto enquanto suas roupas e sua pele eram rasgadas com as garras que, segundo seu relato, só podiam ser feitas de metal.

Apesar de estar em pânico, Jane conseguiu dar meia volta e correr para dentro da sua casa, mas ele continuou a cortar suas roupas e sua pele até que sua irmã, chegou ao seu socorro e assustou a figura horripilante que usava um capacete e uma roupa branca justa. (Nos dias de hoje essa aparência não causaria estranheza, mas lembrem-se que estamos falando do século 19.)


Oito dias depois, outro ataque aconteceu em uma parte diferente de Londres. Lucy Scales estava voltando para casa com sua irmã quando um homem vestindo um manto apareceu a sua frente e assoprou chamas azuis em seu rosto. Com o susto, ela caiu e bateu a cabeça, o que fez com que tivesse convulsões por horas.

A irmã de Lucy descreveu o agressor como sendo um homem alto, magro e de aparência cavalheiresca, coberto por um longo manto e carregando uma pequena lâmpada ou lanterna semelhante as usadas pela polícia da época. A polícia se mobilizou para encontrá-lo, mas não conseguiu provas o suficiente para culpar alguém pelos ataques.

O caso de Aldershot

Esse ataque também ficou muito conhecido pelo fato de ter acontecido dentro de um quartel em Aldershot. Uma sentinela estava de plantão no campo norte quando ao perscrutar a escuridão, teve sua atenção atraída para uma figura peculiar que avançava em sua direção. De repente, a figura desapareceu e surgiu segundos depois ao seu lado só para encher seu rosto de tapas (Imaginem a cena!). Um guarda disparou em direção a figura que acabou, mais uma vez, conseguindo fugir aos pulos.

Da natureza e do desaparecimento do Spring-Heeled Jack


Ninguém nunca foi pego e identificado como sendo o Spring-Heeled Jack. Mesmo assim, muitos pesquisadores céticos acreditam que todos os ataques foram feitos por um ou mais indivíduos, integrantes da aristocracia, fantasiados e com um terrível senso de humor e que as características sobrenaturais podem ser atribuídas a uma histeria em massa. Outros pesquisadores menos céticos acreditam que o Spring-Heeled Jack era uma criatura de outro planeta ou até mesmo alguma entidade maligna trazida a este mundo acidentalmente (ou não) por algum ocultista.

De qualquer forma, o último relato que uma aparição de Spring-Heeled Jack data de 1904 e teria acontecido em Liverpool, onde ele foi visto dando saltos em uma rua e depois em alguns telhados, até desaparecer da vista dos moradores.

Spring-heeled Jack na cultura popular

  • Muitas penny dreadfuls (publicações populares vendidas a preço de banana como as abaixo) contendo histórias sobre o Spring-heeled Jack foram publicadas. Algumas dessas histórias acabaram virando peças de teatro e uma dessas peças, "Spring-Heeled Jack, or the Terror of London", virou um filme intitulado The Curse of the Wraydons (A Maldição dos Wraydons) em 1946.
  • Spring-Heeled Jack também é a figura central de uma premiada série de áudio dramas produzidos pela The Wireless Theatre Company. Intitulada Springheel Saga, a série foi lançada entre 2011 e 2016. 
  • No final dos anos 70, Spring-Heeled Jack apareceu como um super-herói vigilante, ao melhor estilo Batman, nos quadrinhos britânicos The Hornet e The Hotspur. Nesta série ambientada na Era Vitoriana, Spring-Heeled Jack era um alter ego heroico do policial John Jackson. 
  • Em 1968, Stephen King publicou um conto chamado Strawberry Spring (Pt.: Primavera Vermelha) onde havia um assassino de nome Springheel Jack. Atualmente esse conto pode ser encontrado na coletânea Sombras da Noite.
  • Mais recentemente chegou ao mundo dos games. Em Assassin’s Creed® Syndicate (2015), ninguém mais ninguém menos do que Charles Dickens designa o jogador para investigar a verdadeira natureza do Spring-heeled Jack.


Então, este foi um resumo sobre a lenda do Spring-Heeled Jack, criatura que hoje faz parte do folclore inglês, mas que tocou o terror durante a Era Vitoriana. Espero que tenham curtido e voltem mais vezes. ;)